Entendi
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO SE FAZ COM SOFRIMENTO ANIMAL: Não ao AQUÁRIO de B. Camboriú/SC

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Associação C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Associação C.
começou essa petição para
Instituto Meio Ambiente SC e IBAMA
Um aquário gigantesco está sendo construído em Balneário Camboriú, Santa Catarina, com previsão de inauguração em outubro de 2019, e nós precisamos urgentemente mostrar que a população NÃO QUER este empreendimento.

Um projeto que atende apenas aos interesses dos empresários e vai manter CONFINADOS, em gaiolas de vidro gigantescas, centenas de animais de mais de 250 espécies, como peixes, répteis, mamíferos, terrestres e aquáticos, animais SENCIENTES que serão privados de sua liberdade e de seus comportamentos naturais de maneira totalmente ARBITRÁRIA e CRUEL.

No mundo todo as pessoas vêm se conscientizando sobre os horrores ocultos por trás de zoológicos, aquários e parques aquáticos, onde animais passam a vida inteira condicionados a entreter seres humanos em troca de alimento.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO SE FAZ COM SOFRIMENTO ANIMAL!

Com o argumento de que promovem a educação ambiental, esses empreendimentos exploram os animais para lucrar. No projeto de Balneário Camboriú serão 25 tanques orgulhosamente anunciados como a moradia de 250 espécies de TODOS OS CONTINENTES, totalmente deslocadas de seus habitats naturais.

Que educação ambiental é esta que confina os animais em tanques artificiais para serem observados por turistas pagantes? Que educação ambiental é esta que reúne num mesmo espaço espécies dos 5 continentes, de habitats e climas totalmente diversos? Que educação ambiental é esta que não precisa questionar: " O que estamos ensinando com isso???" Que podemos confinar seres sencientes e condená-los ao aprisionamento perpétuo!

Leia trecho do parecer sobre o aquário de Balneário Camboriú elaborado pela profa Dra. Paula Brügger, do Observatório de Justiça Ecológica da Universidade Federal de Santa Catarina

"A educação genuinamente ambiental deve estar baseada no ponto de vista biocêntrico que postula o respeito aos animais não somente sob o ponto de vista instrumental, ou seja, ligado à conservação para manutenção da biodiversidade e da homeostase planetária – mas também o respeito pelo valor intrínseco de cada indivíduo, como postula o filósofo Tom Regan.

O termo especismo diz respeito à crença de que somos superiores aos animais não-humanos e que, portanto, temos o direito de fazer com eles o que bem entendermos, como aprisioná-los, ou matá-los. Trata-se de uma forma de preconceito que, como o racismo e o sexismo, baseia-se em diferenças moralmente irrelevantes, como enfatiza o filósofo e psicólogo Richard Ryder, autor do termo. Para ele, a capacidade de sofrer é o caminho mais coerente e sólido para atribuir direitos ou interesses a outros.

Assim, aquários, bem como zôos, não se constituem em empreendimentos educativos, ou tampouco de coleta de dados científicos, até porque o próprio comportamento dos animais se altera nessas condições, podendo comprometer os resultados. Já bastam todos os males que imputamos aos animais marinhos como poluição dos oceanos, intenso tráfego de navios, redes quilométricas usadas na pesca industrial, escassez de alimento como consequência de práticas de pesca predatória, monoculturas marinhas, perda de habitat e degradação das zonas costeiras. A norma hoje é a libertação animal. Não podemos ir na contramão da história."

Por tudo isso queremos manifestar nossa indignação com esta obra em Balneário Camboriú, que vem sendo noticiada pela mídia tradicional como uma panaceia do turismo na região, mas que deixará oculto o sofrimento de centenas de animais!

Convocamos toda a população da cidade, de Santa Catarina e do Brasil a assinar esta petição CONTRA o aquário!!

Postado (Atualizado )