
Apoie a campanha pela lei da economia solidária no Brasil
Atualmente
as corporações possuem cerca de 99% das riquezas do mundo. Isto é, praticamente, a população mundial compartilha apenas 1% do que é produzido. As corporações
estão no comando do nosso planeta querendo impor um estilo de vida, baseado no
consumo e geração de lucro, através da exploração da natureza, dos animais e do
ser humano. Como um país democrático somos levados a pensar - precisamos lutar
por uma divisão mais justa e de maior responsabilidade sobre a vida das pessoas
e do planeta.
A economia
solidária é uma iniciativa justa que quer mudar a situação atual e tornar a
economia mais próxima das necessidades
das populações, levando em conta o bem-viver, o desenvolvimento que respeite o
meio ambiente, através da cooperação e respeito. Para fortalecer esta proposta de desenvolvimento justo, sustentável, diverso e solidário, foi criada a Campanha pela Lei da Economia Solidária. O objetivo da Campanha é criar a primeira lei brasileira que reconheça o direito ao trabalho associado e apoie as iniciativas da economia solidária, dando espaço para as pessoas poderem se organizar em cooperação, com justiça e preservação ambiental. Apoie!! http://cirandas.net/leidaecosol
A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.
São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.
Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.
O texto integral do Projeto de Lei está disponível no site http://cirandas.net/leidaecosol