Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Vitória
iFood se compromete com um #DeLivreDePlástico

iFood se compromete com um #DeLivreDePlástico

Vitória
1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Oceana B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Oceana B.
começou essa petição para
iFood, UberEats e Rappi
Após quase 20 mil assinaturas pressionando por um delivery sem plástico, nossa causa se tornou realidade!

Com base no plano criado pela #DeLivreDePlástico, co-liderada pela OCEANA e pela Campanha Mares Limpos, do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), o iFood, um dos principais aplicativos de delivery atuando no Brasil, se comprometeu com metas de redução de uso de plástico nas entregas feitas pelos seus restaurantes parceiros.

Obrigada por se unir a nós! Vamos seguir juntos, de olho no cumprimento das metas, e pressionando para que mais aplicativos sigam o exemplo.

A pandemia trouxe mudança de hábitos e um aumento drástico na demanda por entregas de refeições : os aplicativos cresceram 187% no último ano, e com isso o volume de plástico descartável – que no Brasil raramente é reciclado. Esse plástico vai parar nos lixões, aterros e no meio ambiente, chegando ao oceano, onde polui e impacta os animais marinhos.

Os aplicativos são grandes vetores, fazendo a ponte entre restaurantes e
consumidores. Segundo pesquisa do IPEC, 86% dos consumidores acreditam que os apps têm responsabilidade em promover entregas livres de plástico descartável, sendo que parte dessas pessoas acham que ela é compartilhada com bares e restaurantes . Por isso, queremos que eles se tornem parte a solução, comprometendo-se com metas de redução e promovendo um diálogo setorial para que a gente possa receber nossas refeições livres de plástico descartável.

Se 72% dos consumidores gostariam de receber delivery sem plástico descartável, e 15% já deixou de fazer um pedido por conta do incômodo com o plástico, precisamos nos unir para demandar uma mudança concreta. Por isso, pedimos aos apps que se comprometam publicamente com as propostas da campanha #DeLivreDePlástico, criada pelo PNUMA e pela Oceana, resumidas abaixo:

  1. Até 2023, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo forneçam itens opcionais (talheres, canudos, guardanapos, sachês etc.) somente por demanda do usuário. 
    • Até 2023, ao menos 50% dos pedidos sejam feitos e
      entregues
      sem itens opcionais de plástico descartável.
    • Até 2025, 90% dos pedidos sejam feitos e entregues sem
      itens opcionais de plástico descartável.
  2. Até 2025, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo realizem entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico. 
    • Até 2023, 50% dos restaurantes cadastrados no
      aplicativo realizem entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico.
  3. Até 2025, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo ofereçam opções de embalagens livre de plástico descartável para entrega das refeições. 
    • Até 2025, 80% dos pedidos sejam feitos e entregues em
      embalagens livres de plástico descartável.
  4. Até 2025, ao menos 30% das entregas sejam feitas com embalagens retornáveis.
Postado (Atualizado )