Quem somos

A Avaaz é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global.

O QUE FAZEMOS

Photo

Uma comunidade transnacional que é mais democrática e poderia ser mais eficaz que as Nações Unidas
 — Suddeutsche Zeitung

Avaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

A Avaaz mobiliza milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes, desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas. O nosso modelo de mobilização online permite que milhares de ações indivíduas, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva. (Leia sobre os resultados na página dos Destaques de Campanha).

Operando em 15 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós.

 
Postado:  9 junho 2011

O estilo da Avaaz: como atuamos

Tecnologia, agilidade e flexibilidade

Antigamente, os grupos de cidadãos e movimentos sociais que atuavam em nível internacional tinham de reunir uma base de apoiadores em cada causa, ano a ano e de país a país, a fim de alcançar uma escala suficiente para fazer a diferença.

Hoje, graças à tecnologia e à ética cada vez maior de interdependência global, essas restrições não se aplicam mais. Enquanto outros grupos da sociedade civil mundial são formados por redes com nichos de causas específicas e escritórios nacionais, cada um com sua própria equipe, orçamento e estrutura de tomada de decisão, a Avaaz tem uma única equipe de atuação mundial, com a missão de trabalhar com qualquer questão de interesse público. Isso permite a organização de campanhas com uma agilidade, flexibilidade, foco e escala extraordinários.

A comunidade virtual da Avaaz atua como um megafone para chamar atenção para novas questões; como um catalisador para canalizar as preocupações públicas dispersas em uma única campanha específica e concentrada; como um carro de bombeiros que corre para oferecer uma rápida reação a uma emergência súbita e urgente; ou como uma célula-tronco de ativismo que cresce na forma mais adequada para preencher alguma necessidade urgente.

As prioridades e a força da Avaaz vêm dos próprios membros

Todo ano, a Avaaz define as prioridades do movimento por meias de pesquisas entre todos seus membros (Veja resultados da pesquisa de 2014 aqui). As ideias para campanhas são submetidas a pesquisas e testes semanalmente com amostras aleatórias distribuídas a 10.000 membros, e apenas as iniciativas que recebem uma forte reação positiva são implementadas em grande escala. As campanhas que acabam chegando a todos os membros são depois reforçadas, muitas vezes, por centenas de milhares de membros da Avaaz participantes no período de alguns dias ou mesmo horas.

Uma ética de liderança servidora

A equipe da Avaaz escreve alertas de e-mail à comunidade de membros da mesma forma que um assessor de presidente ou de primeiro-ministro prepara breves relatórios informativos para o chefe: temos pouco tempo para transmitir as informações vitais de que o leitor precisa para decidir se deseja envolver-se na campanha, e essa decisão é de crucial importância para a campanha.

Para que esse breve momento de atenção produza frutos, é tarefa da equipe fazer com que os poucos minutos disponíveis, multiplicados por imensas quantidades de indivíduos, possam fazer verdadeiramente a diferença em alguma questão importante. A equipe trabalha com parceiros e especialistas para desenvolver estratégias de campanha que sejam eficazes e definidas pelos membros; sumariza essas estratégias através de alertas de linguagem clara e impactante; e, se o quadro de membros da Avaaz desejar prosseguir com a ideia, assegura que a campanha seja executada, entregando abaixo-assinados e mensagens de membros, organizando campanhas publicitárias financiadas pelos membros ou tomando qualquer outra medida necessária.

Em outras palavras, a equipe da Avaaz não define sozinha um programa de ação para depois tentar convencer os membros a segui-lo. Na realidade, o processo é mais próximo do oposto disso: a equipe ouve os membros e sugere ações que possam implementar para influenciar o mundo de um modo geral. Assim, não é à toa que muitas de nossas campanhas bem-sucedidas foram sugestões dos próprios membros da Avaaz. E a liderança é uma parte crucial do serviço prestado pelos membros: é preciso ter visão e habilidade para encontrar e transmitir um modo de construir um mundo melhor.

Nosso foco é propiciar uma guinada decisiva em momentos de crise e oportunidade

No decorrer de uma questão ou causa, às vezes surge um momento em que é preciso tomar uma decisão, e um protesto público em massa pode subitamente fazer toda a diferença. Mas para chegar a esse ponto são precisos anos de trabalho meticuloso, geralmente nos bastidores, feito por pessoas dedicadas que se concentram inteiramente nisso. Porém, quando o momento chega de fato e a atenção pública passa a incidir sobre nós como a luz do sol, as decisões mais cruciais podem seguir em uma direção ou outra, a depender das percepções que os líderes têm acerca das consequências políticas de cada opção. É nessas breves janelas em momentos de imensas crises e oportunidades que a comunidade da Avaaz muitas vezes deixa sua marca.

Em qualquer país, em qualquer questão, momentos assim acontecem, talvez, apenas uma ou duas vezes por ano. Por outro lado, como a Avaaz pode funcionar em todos os países e em todas as questões, esses momentos podem aflorar diversas vezes em apenas uma única semana.

Nosso modelo de financiamento pelos membros mantém nossa independência e obrigação de prestar contas

Como a Avaaz é inteiramente financiada pelos próprios membros, a prestação de contas democrática está em nosso DNA. Nenhum patrocinador corporativo, nem governos podem insistir que a Avaaz mude suas prioridades para se adequar a algum programa externo; nós simplesmente não aceitamos recursos de governos, nem de empresas. (Leia mais sobre por que vale a pena doar para a Avaaz clicando aqui e dê sua colaboração clicando aqui).

Em vez de nos fragmentar, nós crescemos – unidos por valores

Movimentos, alianças e organizações muitas vezes, com o tempo, se fragmentam em muitos grupos menores – ou então gastam cada vez mais seu tempo tentando manter unidas os grupos rivais. Na Avaaz, reconhecemos que as pessoas de boa vontade muitas vezes discordam em temas específicos; em vez de pressionar por um consenso, cada um de nós simplesmente decide se quer ou não participar de determinada campanha.

Porém, as campanhas de base da Avaaz são um conjunto de valores; a convicção de que somos todos, primordialmente, seres humanos, privilegiados com responsabilidades para com os demais membros, para com as gerações futuras e para com o planeta de um modo geral. As questões com as quais trabalhamos são expressões específicas desses compromissos. Dessa forma, a Avaaz chega sempre a esta conclusão: as pessoas que ingressam na comunidade através de uma campanha sobre uma questão específica permanecem e participam de outras campanhas sobre outras questões. Uma de nossas fontes de grande esperança é a seguinte: nossos sonhos estão em sintonia e, juntos, podemos construir a ponte que une o mundo em que vivemos ao mundo em que todos nós queremos viver.

DESTAQUES DE CAMPANHA

  • Photo A maior mobilização pelo clima da história!

    SETEMBRO DE 2014

    No início de 2014, nossa comunidade decidiu ir atrás de um objetivo maluco: fazer a maior mobilização pelo clima já vista, com milhares de pessoas tomando as ruas de Nova York para exigir ação da parte dos nossos líderes. Em 21 de setembro de 2014, ela aconteceu.

    Fruto de um trabalho conjunto com nossos amigos da 350.org e outras 1.700 organizações parceiras, a mobilização levou mais de 400 mil pessoas às ruas de Manhattan e outras centenas de milhares de pessoas em mais de duas mil comunidades em todo o mundo. Foi uma linda expressão do nosso amor por tudo aquilo que as mudanças climáticas ameaçam, e da esperança de que podemos salvar este planeta e construir uma sociedade com energia 100% limpa.

    Literalmente, centenas de veículos de comunicação cobriram os eventos e o assunto apareceu nas primeiras páginas de jornais como o New York Times e o The Guardian. Mais de 18 ministros participaram da caminhada em Nova York e Ricken Patel, diretor executivo da Avaaz, entregou uma petição com 2 milhões de assinaturas ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigindo energia 100% limpa para todo o mundo.

    As mobilizações levaram muitos líderes presentes na cúpula da ONU sobre alterações climáticas a reconhecer a pressão vinda das ruas. E a pressão está funcionando: menos de dois meses após a mobilização, os Estados Unidos e a China assinaram um acordo histórico que inclui novas metas de redução de emissões de carbono da parte dos Estados Unidos e, da parte da China, o primeiro compromisso assumido pelo país para conter o aumento de emissões até 2030. Veja mais >

  • Photo Protegendo nossas sementes contra transgênicos

    SETEMBRO DE 2014

    Nossa comunidade esteve na linha de frente da luta contra grandes empresas de agronegócios e, em setembro passado, impediu os planos da Monsanto de construir a maior fábrica de sementes transgênicas da América Latina, que produziria 60 mil toneladas de sementes geneticamente modificadas por ano. A Avaaz trabalhou junto com residentes locais, ativistas e advogados para fazer pressão sobre os responsáveis chave pela tomada de decisões na Argentina, e depois de uma batalha de 20 meses nos tribunais e nas ruas, fortalecida pelas multidões, as autoridades detiveram o projeto da Monsanto!

    Mas a gente não parou aí: quando a Monsanto montou uma equipe de peso para produzir um novo Estudo de Impacto Ambiental e tentou argumentar com uma contra-proposta, a pressão exercida pela comunidade levou à aprovação de uma legislação impedindo que a proposta fosse adiante. O projeto foi finalmente colocado na geladeira até 2015: a nossa comunidade, crescendo cada vez mais forte, estará pronta quando a ameaça voltar. Veja mais >

    Ver mais destaques >

Avaaz
OS NÚMEROS

  • 0
    membros ao redor do mundo

  • 0
    ações desde janeiro de 2007

  • 0
    países com membros da Avaaz

Crie sua petição

O novo site Petições de Comunidade da Avaaz encoraja as pessoas a criarem suas próprias campanhas usando as ferramentas de petições online da Avaaz -- o site permite que pessoas ao redor do mundo iniciem campanhas e alcancem vitórias em âmbito local, nacional e internacional.

Incentive o movimento

Muitas campanhas da Avaaz são iniciadas por membros da nossa comunidade.. É fácil começar - clique para começar a sua agora e conquiste vitórias sobre qualquer assunto - seja ele local, nacional ou global.

Image